O MUSICOTERAPEUTA
O musicoterapeuta é um profissional com formação específica em musicoterapia. Em Portugal, a formação em musicoterapia é realizada através da frequência e conclusão do Mestrado em Musicoterapia, que tem a duração de dois anos. Apenas um musicoterapeuta com formação académica superior pode fazer uma intervenção em musicoterapia, assim como dar formação nesta área.
Para exercer musicoterapia é necessário preencher requisitos específicos, sendo um deles a formação na área da música. Seguem-se etapas posteriores, que fazem parte do desenvolvimento pessoal do musicoterapeuta, até à sua acreditação profissional, sendo estas a supervisão clínica, formação complementar e desenvolvimento pessoal. Só depois de preencher todos os requisitos poderá ser musicoterapeuta.
Os musicoterapeutas avaliam o bem-estar físico e emocional, o funcionamento social, competências de comunicação, cognitivas e motoras através de respostas musicais; as sessões de musicoterapia são planeadas para os indivíduos e/ou grupos com base nas necessidades do paciente, utilizando a improvisação sonoro-musical, audição recetiva sonoro-musical, escrita de canções, discussão lírica, musical e imaginária, a prática musical, e a aprendizagem através da música; participam em equipas multidisciplinares, através de avaliações contínuas, e acompanhamento de pacientes.
Os musicoterapeutas trabalham numa ampla variedade de contextos, incluindo (mas não limitado a) os hospitais psiquiátricos, instalações de reabilitação, hospitais, ambulatórios, centros de tratamento, creches, instituições, centros de saúde mental, centros comunitários, programas de substâncias psicoativas e álcool, centros de dia, lares residenciais, programas de cuidados paliativos, instalações prisionais, centros de reabilitação, escolas e clínica privada.